O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre tem como missão a preservação da cultura material das etnias indígenas brasileiras e de sua contribuição na formação do Brasil através de seu acervo etnográfico, além de preservar a memória da cidade de Tupã.

Na exposição de longa duração “Tupã Plural” desenvolvemos cinco instalações audiovisuais para os seguintes módulos:

“Creio em Tupan”

Uma maquete multimídia apresenta os aspectos da colonização da região, recuando ao final do século XIX quando o oeste era um “sertão vazio habitado por Kaingang”. “Creio em Tupan” é frase de Luiz de Souza Leão, um dos fundadores de Tupã. Foi o espírito empreendedor que chamou a atenção de diversos grupos de imigrantes que atuaram na construção da cidade.

“Aldeia Indígena Vanuíre”

Destaca e valoriza a presença indígena na região, seja no passado ou no presente. Dois videos-documentários mostram a resistência cultural dos Kaingang e Krenak, grupo que veio para a região a partir da década de 1950.

Também foram desenvolvidos videos para os módulos: “Representação Plumária no Acervo Indígena” e “Representação Tecida e Cesteira no acervo Indígena”, os quais destacam em detalhes e movimentos a arte indígena.


Compartilhe: